1- O teatro de Gil Vicente caracteriza-se por ser
fundamentalmente popular. E essa característica manifesta-se, particularmente,
em sua linguagem poética, como ocorre no trecho a seguir, de O Auto da Barca do
Inferno.
Ó
Cavaleiros de Deus,
A
vós estou esperando,
Que
morrestes pelejando
Por
Cristo, Senhor dos Céus!
Sois
livres de todo o mal,
Mártires
da Madre Igreja,
Que
quem morre em tal peleja
Merece
paz eternal.
No
texto, fala final do Anjo, temos no conjunto dos versos
(A) variação
de ritmo e quebra de rimas.
(B)igualdade
de métrica e de esquemas das palavras que rimam.
(C)ausência
de ritmo e igualdade de rimas.
(D) alternância
de redondilha maior e menor e simetria de rimas.
(E)redondilha
menor e rimas opostas e emparelhadas.
2- Considere as seguintes afirmações sobre o teatro
vicentino.
I. Suas
peças são escritas em versos, na medida velha, e revelam boa poesia dramática,
ao lado da densidade da crítica social, fundada em uma visão medieval,
religiosa e cristã de um mundo em transformação.
II. Põe
em cena todos os segmentos da sociedade portuguesa de seu tempo, da elite
palaciana aos excluídos socialmente, e até mesmo a corte, na qual representava
suas peças, é alvo da crítica indireta do dramaturgo.
III. Não
obedece à Lei das Três Unidades (tempo, lugar e ação). Suas peças compõem-se de
cenas ou quadros encadeados sem rigidez na sequência temporal e espacial.
Quais
estão corretas?
(A) Apenas
I.
(B) Apenas
III.
(C) Apenas
I e II.
(D) Apenas
II e III.
(E) I,
II e III.
3- Gil Vicente escreveu o Auto da Barca do Inferno em
1517, no momento em que eclodia na Alemanha a Reforma Protestante com a crítica
veemente de Lutero ao mau clero dominante na Igreja. Nessa obra, há a figura do
frade, severamente censurado como um sacerdote negligente. Indique a
alternativa cujo conteúdo não se presta a caracterizar, na referida peça, os
erros cometidos pelo religioso.
a) Não cumprir os votos de celibato, mantendo a
concubina Florença.
b) Entregar-se a práticas mundanas, como a dança.
c) Praticar esgrima e usar armamentos de guerra,
proibidos aos clérigos.
d) Transformar a religião em manifestação formal,
ao automatizar os ritos litúrgicos.
e) Praticar a avareza como cúmplice do Fidalgo, e a
exploração da prostituição em parceria com a alcoviteira.
4- Leia o texto abaixo pautado para responder ao que
se pede:
Frade
Corpo de Deus consagrado!
Pela fé de Jesus Cristo
que não posso entender isto!
Hei de ser eu condenado?
Um padre tão namorado,
tão dedicado à virtude!
Dê-me Deus tanta saúde
quanto estou maravilhado.
Diabo
Deixemos de mais demora.
Embarcai e partiremos.
Tomareis um par de remos.
Frade
No ajuste isto não vigora.
Diabo
Pois vai na sentença, agora.
Frade
Não esperava por ela.
Não vai em tal caravela
minha senhora Florença.
Como, por ser namorado
e folgar com uma mulher
há de um frade se perder
com tanto salmo rezado?
Diabo
Ora, estás bem preparado.
Frade
E tu, bem mais prevenido.
Diabo
Devoto, padre e marido,
aqui serás castigado.
( Gil Vicente - Auto da Barca do Inferno )
A última fala do diabo,
revela-nos que o teatro de Gil Vicente, especificamente este Auto da barca do
Inferno, pode ser visto também como uma espécie de tribunal, onde os
homens são julgados segundo o que fizeram em suas vidas. Sendo assim, é
possível afirmar que:
a) o teatro vicentino apresenta preocupação
político-social, pois seu autor defende as classes menos favorecidas, excitando
uma considerável revolta social.
b) Gil Vicente contemplou a sociedade de sua época
através de um olhar crítico, que lhe permitiu condenar livremente as pessoas
que deveriam ir para o Inferno pagar os pecados cometidos em vida.
c) o diabo é uma figura decisiva nesta peça, pois é
ele quem julga as pessoas. Com isso, Gil Vicente queria transmitir ao público a
idéia de que só o mal pode julgar o mal, enquanto o papel do bem consistia em
apenas contemplar a condenação irreversível de todos os homens.
d) o fato de o diabo atuar como um juiz caracteriza
uma crítica à classe dos juízes, dos advogados, dos procuradores e dos
corregedores. Gil Vicente defendia a idéia de que só Deus pode determinar o
destino dos homens, independentemente das decisões humanas.Pandora
Vestibulares, com você em todas as fases.
e) o teatro de Gil Vicente está sustentado pela
ética católica medieval. Daí o julgamento dos homens segundo uma perspectiva
maniqueísta (anjo e diabo = céu e inferno, respectivamente). Essa interpretação
aparece no Auto da barca do Inferno através da crítica ao comportamento e às
práticas morais da época.
5- Sobre o
Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente, é incorreto afirmar:
a) O autor apresenta severa crítica à prepotência e
tirania dos nobres, e à desonestidade e corrupção dos homens da lei.
b) Na luta entre o Bem e o Mal são favorecidos
aqueles que em vida pertenceram à classe social privilegiada.
c) O diabo atua como agente crítico, que revela as
mentiras e falsidades das personagens.
d) Pelo julgamento do Anjo, o Parvo embarca para o
paraíso, uma vez que o céu pertence aos simples.
e) O autor vale-se do tema do Juízo Final para
estabelecer uma crítica à sociedade, fazendo desfilar em cena os tipos sociais
identificados através de suas qualidades e defeitos.
6- Sobre o teatro de Gil Vicente e em especial o Auto
da Barca do Inferno, são feitas as seguintes afirmações:
I. Uma das características do auto é a rica
elaboração de cenários e a retomada dos padrões clássicos do teatro grego.
II. O texto é de fundamental importância, uma vez
que toda a carga teatral está no que é dito e não no que é visto.
III. O talento e a intuição lírica trouxeram ao
teatro de Gil Vicente uma universalidade nunca antes alcançada na Literatura
Portuguesa. Pandora Vestibulares, com você em todas as fases.
Assinale:
a) se todas as afirmações forem corretas.
b) se todas as afirmações forem incorretas.
c) se as afirmações I e II forem corretas.
d) se as afirmações II e III forem corretas.
e) se as afirmações I e III forem corretas.
7- Leia as proposições abaixo e assinale a alternativa
correta sobre o Auto da barca do Inferno.
I. O Frade é condenado ao Inferno somente porque é
brincalhão e excelente dançarino.
II. O Judeu aceitou pagar propina aos membros do
judiciário e do clero e por isso terá sua alma condenada.
III. Os quatro cavaleiros são salvos, pois
representam os verdadeiros valores da fé cristã.
a) Estão corretas a I e a III.
b) Estão corretas a II e a III.
c) Apenas a III está correta.
d) Apenas a II está correta.
e) Estão corretas a I e a II
8- Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca
do Inferno, de Gil Vicente:
a) É intrincada a estruturação de suas cenas, que
surpreendem o público com o inesperado de cada situação.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios não nas
instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É complexa a crítica aos costumes da época, já
que o autor é o primeiro a relativizar a distinção entre o Bem e o Mal.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens
populares, as mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não
fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.
Gabarito
1-
B
2- E
3- E
4- E
5- B
6- D
7- C
8- B
Desafio
UNICAMP 2007 - Leia o diálogo abaixo, de Auto da Barca do
Inferno:
DIABO
Cavaleiros, vós passais
e não perguntais onde is?
CAVALEIRO
Vós, Satanás, presumis?
Atentai com quem falais!
OUTRO CAVALEIRO
Vós que nos demandais?
Siquer conhecê-nos bem.
Morremos nas partes d’além,
e não queirais saber mais.
(Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, em
Antologia do Teatro de Gil Vicente. Org.
Cleonice Berardinelli, Rio de Janeiro: Nova
Fronteira/ Brasília: INL, 1984, p.89.)
a) Por que o cavaleiro chama a atenção do Diabo?
b) Onde e como morreram os dois Cavaleiros?
c) Por que os dois passam pelo Diabo sem
se dirigir a ele?
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