sexta-feira, 7 de março de 2014

Humanismo - Revisão Parcial


1-      O teatro de Gil Vicente caracteriza-se por ser fundamentalmente popular. E essa característica manifesta-se, particularmente, em sua linguagem poética, como ocorre no trecho a seguir, de O Auto da Barca do Inferno.

Ó Cavaleiros de Deus,
A vós estou esperando,
Que morrestes pelejando
Por Cristo, Senhor dos Céus!
Sois livres de todo o mal,
Mártires da Madre Igreja,
Que quem morre em tal peleja
Merece paz eternal.

No texto, fala final do Anjo, temos no conjunto dos versos

(A)     variação de ritmo e quebra de rimas.
(B)igualdade de métrica e de esquemas das palavras que rimam.
(C)ausência de ritmo e igualdade de rimas.
(D)     alternância de redondilha maior e menor e simetria de rimas.
(E)redondilha menor e rimas opostas e emparelhadas.

2-      Considere as seguintes afirmações sobre o teatro vicentino.

I.                    Suas peças são escritas em versos, na medida velha, e revelam boa poesia dramática, ao lado da densidade da crítica social, fundada em uma visão medieval, religiosa e cristã de um mundo em transformação.
II.                  Põe em cena todos os segmentos da sociedade portuguesa de seu tempo, da elite palaciana aos excluídos socialmente, e até mesmo a corte, na qual representava suas peças, é alvo da crítica indireta do dramaturgo.
III.                Não obedece à Lei das Três Unidades (tempo, lugar e ação). Suas peças compõem-se de cenas ou quadros encadeados sem rigidez na sequência temporal e espacial.

Quais estão corretas?

(A)                   Apenas I.
(B)                   Apenas III.
(C)                   Apenas I e II.
(D)                   Apenas II e III.
(E)                   I, II e III.

3-      Gil Vicente escreveu o Auto da Barca do Inferno em 1517, no momento em que eclodia na Alemanha a Reforma Protestante com a crítica veemente de Lutero ao mau clero dominante na Igreja. Nessa obra, há a figura do frade, severamente censurado como um sacerdote negligente. Indique a alternativa cujo conteúdo não se presta a caracterizar, na referida peça, os erros cometidos pelo religioso.

a) Não cumprir os votos de celibato, mantendo a concubina Florença.
b) Entregar-se a práticas mundanas, como a dança.
c) Praticar esgrima e usar armamentos de guerra, proibidos aos clérigos.
d) Transformar a religião em manifestação formal, ao automatizar os ritos litúrgicos.
e) Praticar a avareza como cúmplice do Fidalgo, e a exploração da prostituição em parceria com a alcoviteira.

4-      Leia o texto abaixo pautado para responder ao que se pede:
Frade
Corpo de Deus consagrado!
Pela fé de Jesus Cristo
que não posso entender isto!
Hei de ser eu condenado?
Um padre tão namorado,
tão dedicado à virtude!
Dê-me Deus tanta saúde
quanto estou maravilhado.

Diabo
Deixemos de mais demora.
Embarcai e partiremos.
Tomareis um par de remos.

Frade
No ajuste isto não vigora.

Diabo
Pois vai na sentença, agora.

Frade
Não esperava por ela.
Não vai em tal caravela
minha senhora Florença.
Como, por ser namorado
e folgar com uma mulher
há de um frade se perder
com tanto salmo rezado?

Diabo
Ora, estás bem preparado.

Frade
E tu, bem mais prevenido.

Diabo
Devoto, padre e marido,
aqui serás castigado.

( Gil Vicente - Auto da Barca do Inferno )
 A última fala do diabo, revela-nos que o teatro de Gil Vicente, especificamente este Auto da barca do Inferno, pode ser visto também como uma  espécie de tribunal, onde os homens são julgados segundo o que fizeram em suas vidas. Sendo assim, é possível afirmar que:
a) o teatro vicentino apresenta preocupação político-social, pois seu autor defende as classes menos favorecidas, excitando uma considerável revolta social.
b) Gil Vicente contemplou a sociedade de sua época através de um olhar crítico, que lhe permitiu condenar livremente as pessoas que deveriam ir para o Inferno pagar os pecados cometidos em vida.
c) o diabo é uma figura decisiva nesta peça, pois é ele quem julga as pessoas. Com isso, Gil Vicente queria transmitir ao público a idéia de que só o mal pode julgar o mal, enquanto o papel do bem consistia em apenas contemplar a condenação irreversível de todos os homens.
d) o fato de o diabo atuar como um juiz caracteriza uma crítica à classe dos juízes, dos advogados, dos procuradores e dos corregedores. Gil Vicente defendia a idéia de que só Deus pode determinar o destino dos homens, independentemente das decisões humanas.Pandora Vestibulares, com você em todas as fases.
e) o teatro de Gil Vicente está sustentado pela ética católica medieval. Daí o julgamento dos homens segundo uma perspectiva maniqueísta (anjo e diabo = céu e inferno, respectivamente). Essa interpretação aparece no Auto da barca do Inferno através da crítica ao comportamento e às práticas morais da época.

5-      Sobre o Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente, é incorreto afirmar:

a) O autor apresenta severa crítica à prepotência e tirania dos nobres, e à desonestidade e corrupção dos homens da lei.
b) Na luta entre o Bem e o Mal são favorecidos aqueles que em vida pertenceram à classe social privilegiada.
c) O diabo atua como agente crítico, que revela as mentiras e falsidades das personagens.
d) Pelo julgamento do Anjo, o Parvo embarca para o paraíso, uma vez que o céu pertence aos simples.
e) O autor vale-se do tema do Juízo Final para estabelecer uma crítica à sociedade, fazendo desfilar em cena os tipos sociais identificados através de suas qualidades e defeitos.

6-      Sobre o teatro de Gil Vicente e em especial o Auto da Barca do Inferno, são feitas as seguintes afirmações:
I. Uma das características do auto é a rica elaboração de cenários e a retomada dos padrões clássicos do teatro grego.
II. O texto é de fundamental importância, uma vez que toda a carga teatral está no que é dito e não no que é visto.
III. O talento e a intuição lírica trouxeram ao teatro de Gil Vicente uma universalidade nunca antes alcançada na Literatura Portuguesa. Pandora Vestibulares, com você em todas as fases.
Assinale:
a) se todas as afirmações forem corretas.
b) se todas as afirmações forem incorretas.
c) se as afirmações I e II forem corretas.
d) se as afirmações II e III forem corretas.
e) se as afirmações I e III forem corretas.

7-      Leia as proposições abaixo e assinale a alternativa correta sobre o Auto da barca do Inferno.
I. O Frade é condenado ao Inferno somente porque é brincalhão e excelente dançarino.
II. O Judeu aceitou pagar propina aos membros do judiciário e do clero e por isso terá sua alma condenada.
III. Os quatro cavaleiros são salvos, pois representam os verdadeiros valores da fé cristã.

a) Estão corretas a I e a III.
b) Estão corretas a II e a III.
c) Apenas a III está correta.
d) Apenas a II está correta.
e) Estão corretas a I e a II

8-      Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:
a) É intrincada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com o inesperado de cada situação.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É complexa a crítica aos costumes da época, já que o autor é o primeiro a relativizar a distinção entre o Bem e o Mal.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares, as mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.

Gabarito

1-      B
2-      E
3-      E
4-      E
5-      B
6-      D
7-      C
8-      B

Desafio

UNICAMP 2007 - Leia o diálogo abaixo, de Auto da Barca do Inferno:
DIABO
Cavaleiros, vós passais
e não perguntais onde is?
CAVALEIRO
Vós, Satanás, presumis?
Atentai com quem falais!
OUTRO CAVALEIRO
Vós que nos demandais?
Siquer conhecê-nos bem.
Morremos nas partes d’além,
e não queirais saber mais.
(Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, em Antologia do Teatro de Gil Vicente. Org.
Cleonice Berardinelli, Rio de Janeiro: Nova Fronteira/ Brasília: INL, 1984, p.89.)

a) Por que o cavaleiro chama a atenção do Diabo?
b) Onde e como morreram os dois Cavaleiros?

c) Por que os dois passam pelo Diabo sem se dirigir a ele?

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