terça-feira, 21 de outubro de 2014

Tema 2 - ENEM


Leia os textos abaixo, eles servirão como base para sua proposta de redação:

Texto I

“Pelo Direito de Manifestação, Pelo Direito de Ir e Vir
À população do Brasil
Nos tempos recentes, há um claro conflito entre o legítimo direito de expressão de opiniões, reivindicações, de manifestar apoio ou repúdio ao que quer que seja e o não menos importante direito de ir e vir.
Raro o dia em que não se veem nos meios de comunicação notícias sobre as vidas de milhões de pessoas transtornadas por conta de manifestações públicas que adotam como tática o bloqueio de grandes vias de transporte.
Reunindo vários milhares ou apenas um punhado de pessoas, grupos organizados em defesa de reivindicações as mais diversas arvoram-se no direito de interromper ruas, avenidas e estradas, de destruir meios de transporte e equipamentos públicos a eles relacionados. Violam, assim, o direito de um número sempre muito maior, milhões nos grandes centros urbanos, de se deslocarem a seus lares, a seus trabalhos, ao encontro de suas famílias, amigos, ou compromissos, quaisquer que sejam.
Mentes autoritárias, com profundo desprezo pelo direito alheio, terão sempre justificativas para essas ações na suposta justiça das causas que defendem ou na relevância das denúncias que propagam. As causas podem até ser justas, mas a alteração no tempo e na ordem da vida das pessoas não pode se tornar algo banal, corriqueiro. Um efeito dessa avalanche de manifestações que não titubeiam em afetar profundamente a vida das pessoas nas cidades é o descrédito e o desgaste de qualquer manifestação. Isso não é democracia, mas prepara sua destruição.
É hora de um BASTA! Exigimos do poder público que preserve o direito de ir e vir a todos aos cidadãos, não apenas aos grupos manifestantes. É deprimente e alarmante ter as forças da ordem pública assistindo passivamente ou mesmo contribuindo com o transtorno pelo bloqueio de grandes vias, preferencialmente nos horários de rush. É revoltante vermos multidões tentando chegar em suas casas ou a seus compromissos, imobilizados por horas, manietados, vítimas da passividade do poder público, acuados pela impunidade e eventual violência de manifestantes." - Excerto de manifesto publicado em 29/05/2014 por professores de diversas universidades federais e estaduais, tais como a USP, a UFRJ e a UFPR.


Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/leia-integra-do-manifesto-que-defende-direito-de-ir-vir-da-populacao-12646694#ixzz3BbknI1


Texto II

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (2) o repasse de R$ 1 bilhão para investimentos em mobilidade urbana em Rio Branco, no Acre, Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e quatro municípios do ABC Paulista. O anúncio foi feito em evento fechado à imprensa no Palácio do Planalto, e contou com a presença dos prefeitos das cidades selecionadas e do ministro das Cidades, Gilberto Occhi.
Os recursos fazem parte dos R$ 50 bilhões para mobilidade urbana anunciados após as manifestações de junho de 2013, que cobraram, entre outras coisas, melhoria no transporte público. Os investimentos vão financiar projetos selecionados pelo Pacto da Mobilidade Urbana para as cidades. - http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-07/governo-federal-repassa-r1-bi-para-obras-de-mobilidade-urbana-em-seis-cidades - 02/07/2014


Texto III



Com base nos texto lidos e no seu conhecimento de mundo, redija uma dissertação discutindo a questão da mobilidade urbana no Brasil. Obrigatoriamente, elenque problemas e avanços relacionados ao tema em questão. Não se esqueça de apresentar soluções para os problemas discutidos em seu texto, sem ferir os direitos humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário